Sobre a escolha de Cajazeiras como nosso Lugar

Sobre a UNIFSM

Cajazeiras, cidade do Sertão Paraibano, considerada a 6ª maior cidade do estado da Paraíba foi escolhida como localidade adequada para a implantação da Faculdade Santa Maria por ser conhecida como a cidade que ensinou a Paraíba a ler, um dos mais promissores centros educacionais do Sertão nordestino, que comanda o desenvolvimento progressista na região do Alto Piranhas.

A cidade apresenta grandes potencialidades, pois abrange um mercado consumidor de aproximadamente 160.000 habitantes, sendo o elo entre os grandes centros urbanos do nordeste do país. Apresenta um grande potencial de desenvolvimento, polo que atende a mais de 20 municípios paraibanos, assim como municípios do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.

Nossa História

Cajazeiras conta com uma área de 516 quilômetros quadrados, ocupando no Estado o 35º lugar, situada a 477 km de João Pessoa – Capital da Paraíba.  O interior do Nordeste, e em especial o da Paraíba, era carente de instituições de nível superior para formar profissionais tão necessários nessa região geográfica, afetada, particularmente, pela inclemência das secas. Nesse contexto, a Faculdade Santa Maria foi criada com o objetivo de se relacionar intensamente com a sociedade por meio dos seus projetos sociais ao estabelecer a tríade ensino, pesquisa e extensão, fundamentados nos pressupostos básicos que corroboram um trabalho acadêmico de qualidade a fim de suprir uma demanda cada vez mais crescente de cursos superiores na região de Cajazeiras e do Alto sertão da Paraíba.

Com a oferta de seus cursos de graduação e pós-graduação a FSM assumiu o compromisso social de formar profissionais nas áreas de Saúde, Humanas, Ciências Sociais Aplicada e Exata com base na reflexão sobre a importância de uma formação articulada com a realidade social e voltada para o exercício pleno da cidadania. Sediada na cidade que mais cresce na Paraíba, a FSM tem recebido demandas que, cada vez mais, refletem as rápidas transformações sociais e, por isso, necessitam de respostas capazes de corresponder às necessidades do novo panorama social. Entre elas, a discussão sobre a complexidade da formação de recursos humanos com perfis voltados para o trabalho em saúde pública.

 A concretização dessa proposta de implantar uma Instituição de Ensino Superior em Cajazeiras foi fruto do sonho de duas jovens professoras da Universidade Federal da Paraíba, a saber: Ana Costa Goldfard e Sheylla Nadjane Batista Lacerda, grandes formadoras e empreendedoras preocupadas com a educação e com o desenvolvimento do município de Cajazeiras, assumiram um compromisso imperioso com a comunidade, ao promover um processo de formação de profissionais capazes de atuar com competência na promoção, prevenção e reabilitação em saúde nos diversos níveis de atenção. O primeiro curso implantado foi o de Enfermagem em 2002, justamente por não haver em Cajazeiras e região, profissionais da área com formação superior. A FSM foi criada com características de atualidade, humanização, contemporaneidade, consciência, factibilidade e adequação, visando à realidade social. O projeto resultante desse esforço serviu de guia para as atividades de gestão administrativa, didático-pedagógicas e técnico-científica, assim, de forma viabilizadora e impositiva.


A consolidação dos projetos e metas almejados, representa o esforço conjunto das aspirações mais legítimas das comunidades externa e interna da FSM, todos engajados num ideal maior que é o desenvolvimento sustentável da Faculdade Santa Maria, sempre em interface com a coletividade. Sua importância decorre de uma nova realidade econômica e social para o município de Cajazeiras e região em que a valorização do conhecimento e o domínio da informação superam os tradicionais meios de produção e construção do conhecimento, estabelecendo novos processos organizativos do trabalho, calcados na valorização da educação e das novas tecnologias.  Ajustada e integrada ao seu tempo, a FSM avalia a formulação cooperativa de seu PDI como um dos esforços de modernização administrativa e didático-pedagógica, articulado a uma série de outras iniciativas, como convênios e parcerias visando o desenvolvimento de tecnologias educacionais voltadas para a realidade econômica e social do entorno.

Nesse sentido, contempla os seus alunos carentes com bolsas de estudos sociais, com recursos próprios. Sua construção está alicerçada na participação de todos os que fazem a FSM, com esforço e determinação na busca de alternativas que garantam a vivência institucional, no rastro da sua função social e dos bons serviços prestados aos diferentes setores da sociedade. Assim, ao contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, com interface nas ações executadas pelos projetos de pesquisa e extensão da FSM, e na análise das metas já atingidas, realiza o planejamento de novos objetivos e metas, diante dos novos desafios. A consolidação dos projetos e metas almejadas, representa o esforço conjunto e as aspirações mais legítimas de toda comunidade acadêmica. Ao estabelecer o compromisso com a expansão de sua atuação, a FSM espera diversificar seu espectro formativo, de modo a buscar novos espaços, disponibilizando novos cursos dentro de um conceito holístico de educação, que contempla uma formação sócio-cultural, humana e ética, voltada para o reordenamento dos perfis profissionais, requeridos pelo cenário de trabalho numa economia globalizada.


Para consolidar seus projetos, a Faculdade mantém suas articulações institucionais, intensificando o estabelecimento de parcerias e implementando ações de intercâmbio com empresas e órgãos públicos e privados, visando a integração de conhecimentos.