RESPONSABILIDADE SOCIAL ALÉM DOS MUROS DO UNIFSM: o SUS e os Hospitais no Alto Sertão
No comprometimento institucional de que nossas ações não fiquem apenas no que tange ao espaço físico do Centro Universitário Santa Maria, mas sim, que adentre na região que tão bem nos acolhe, a parceria com o Hospital Regional de Cajazeiras Dep. José de Sousa Maciel não podia ser diferente.
Desde o início do UNIFSM, as parcerias com o Estado estiveram presentes. Em especial com o Serviço Único de Saúde, pelo qual temos admiração. “Temos grande carinho, respeito e gratidão pelo SUS, assim como todos os brasileiros, e por isso, decidimos investir nele”, reafirma a reitora Ana Goldfarb.
No HRC foram várias as intervenções ao longo dos anos. As últimas realizadas pelo UNIFSM foram: a entrega do anfiteatro, a reparação elétrica e a entrega das salas de aulas equipadas.
A Dra. Vitória Holanda Lima, diretora do hospital, ao reconhecer a força da parceria contabiliza umas dessas intervenções: “Fomos contemplados com 77 ar condicionados e oito refletores para a frente da unidade que melhoraram nossas instalações e serviços”. Disse.
Com metas para expansão deste investimento no SUS, Goldfarb diz que as atividades para construção de uma unidade do hospital que é referência no tratamento oncológico na Paraíba estão em desenvolvimento. “Nossa pretensão futura é criar uma unidade do Hospital Napoleão Laureano em Cajazeiras”. Afirmou.
Nessa perspectiva, Helano Segundo, Secretário Adjunto de Saúde, ao falar sobre a construção do hospital, destacou a parceria com a IES: “Essa parceria é muito produtiva, pois ela é harmônica. O município cedeu o terreno e o UNIFSM cumprirá a construção física do hospital”. Salientou.
A reitora Sheylla Nadjane fala da alegria resultante destas ações. “A construção dessa unidade do hospital aqui em Cajazeiras trará qualidade vida para as pessoas e ficamos extremamente felizes em poder contribuir nisto”, Pontuou. Nesse viés que nos movemos, contribuindo para a transformação social de nossa realidade e sociedade.
Conheça mais sobre essa história no vídeo abaixo: