Padrão UNIFSM de Qualidade: Ranking Universitário Folha 2023 posiciona nossos cursos dentre os melhores da Paraíba

Faz parte da história do Centro Universitário Santa Maria o compromisso social de formar profissionais nas áreas de Saúde, Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Exatas com base na reflexão sobre a importância de uma formação articulada com a realidade social e voltada para o exercício pleno da cidadania. E isso foi reconhecido na listagem do Ranking Universitário da Folha de São Paulo (2023) que credita à nossa instituição o 1º lugar das instituições privadas do Sertão Paraibano no critério qualidade do ensino, entre outros méritos reconhecidos.

Os critérios analisados pelo RUF foram: Avaliação de Mercado, Qualidade de Ensino, Quantitativo de Mestres e Doutores, Nota do Enade, Professores com Dedicação Integral e Parcial, e Avaliação dos Docentes. A pesquisa foi divulgada no final da primeira quinzena de novembro.

Vale destacar que os cursos do UNIFSM estão entre os melhores das instituições privadas da Paraíba como podemos ver na lista abaixo:

1º lugar Biomedicina e Fisioterapia;
2º lugar Medicina e Administração;
3º lugar Farmácia
.

A Pró-reitora de graduação, Eclivaneide Caldas, comemorou os dados e destaca alguns fatores para sucesso dos resultados: “Os fatores determinantes para o sucesso têm respaldo no ambiente educativo saudável com respeito às diversidades, atitudes empáticas, ações pedagógicas capazes de contribuir para a formação profissional que atendam de forma satisfatória as demandas sociais. No contexto didático-Pedagógico o UNIFSM tem uma equipe docente qualificada, com mestres e doutores que aplicam metodologias ativas, ações inovadoras e exitosas, um ensino-aprendizagem significativo, além de um processo de avaliação eficaz, flexibilidade didática, e principalmente uma gestão humanizada” Pontuou.

O professor Eduardo Alves, coordenador do curso de Biomedicina, ao falar sobre a posição no ranking diz: “Ser referência entre as Instituições da Paraíba é uma resposta. Estamos no caminho certo. Tudo isso é graças à estrutura proporcionada pelo UNIFSM, professores e alunos. Sempre buscamos oferecer o que há de melhor no quesito ensino”. Ao abordar o diferencial do aluno formado aqui, aponta: “Temos uma grade curricular completa e atualizada visando a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho e uma estrutura completa, contando com diversos laboratórios, campos de estágios, centros de pesquisa e extensão, tornando nossos discentes cada vez mais preparados. Destacou.

Por sua vez, professor Yago Tavares coordenador de Fisioterapia diz que a posição é resultado do esforço mútuo de todos os envolvidos no curso e o fato de colocarmos os alunos como atores centrais do processo ratificou essa conquista: “O ensino de qualidade, o incentivo à pesquisa e extensão, o corpo docente preparado e um corpo discente comprometido culminaram com o curso estando entre os três melhores cursos do estado e o melhor entre as instituições privadas”. Frisou, ele.

Quando o assunto é Medicina, o professor Doutor, Caio Visalli, coordenador do curso, analisando os dados do ranking comemora com alegria o resultado e fala da importância da interiorização do ensino superior com qualidade. “É super positivo termos um curso de Medicina de qualidade distante das capitais. Fomos a instituição e curso que mais cresceu na Paraíba nesse ranking e temos muito mais a crescer, é um processo, mas estamos provando que podemos formar profissionais de qualidade a partir do interior, no alto sertão”. Afirmou.

Ao falar do diferencial do futuro administrador formado pelo UNIFSM, o coordenador do curso de Administração, professor Marcelo Feitosa apresenta uma série de fatores que acredita serem os potenciais qualificadores formativos e que resultaram no resultado obtido no RUF: “O diferencial do curso pode ser atribuído ao corpo docente qualificado, a responsabilidade que têm pelo corpo discente, a relação entre teoria e prática em sala de aula, a parceria com as empresas de Cajazeiras e região, bem como, a busca de compreender a realidade atual, para uma melhor formação profissional dos alunos que estão inseridos no curso de Administração”. Atestou.

Sabrina Vieira, professora e coordenadora do curso de Farmácia, diz que o diferencial do farmacêutico graduado no Santa Maria é ter um cuidado farmacêutico com olhar humanizado. Ao celebrar os dados do ranking, ela aponta que além do 3º lugar dentre as instituições privadas da Paraíba, o curso ocupa o 1º lugar em professores com dedicação integral e parcial.

Outras particularidades do UNIFSM, a partir do RUF (2023) são outros critérios como “Qualidade do Ensino”, “Tempo e dedicação de professores” e melhores notas dos alunos concluintes ocupamos o top 3 em diversos cursos.

Para entender mais sobre o funcionamento do, ter acesso a pesquisa completa e consultar demais cursos acesse: https://ruf.folha.uol.com.br/2023/ranking-de-universidades/principal/?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa

Confira o Ranking UNIFSM do RUF 2023

Os cursos do UNIFSM estão entre os melhores das instituições privadas na Paraíba

1º lugar Biomedicina