Reitoras do UNIFSM projetam renomear Museu do Futebol de Cajazeiras para Museu Reudesman Lopes
As Reitoras do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM), professoras Ana Goldfarb e Sheylla Lacerda, visitaram as dependências do Museu do Futebol de Cajazeiras, nesta quinta-feira (28).
Em um momento emocionante, Ana Goldfarb anunciou que, em breve, estará apresentando um projeto para ser apreciado pela Câmara de Vereadores do Município, para que o nome do Museu passe a ter o nome de Reudesman Lopes.
“É uma sugestão de toda a Santa Maria, é um desejo muito forte em mim, que passe pela Câmara de Vereadores, inclusive nós estaremos presentes quando isso acontecer. A gente tem um desejo muito grande que o Museu do Futebol de Cajazeiras passe a se chamar, em vida, Museu Reudesman Lopes. Eu acho uma questão de justiça para ele, uma questão de justiça para Cajazeiras. Eu acho muito lindo que isso aconteça”, disse a Reitora.
Emocionado, Reudesman Lopes não se conteve no momento de agradecer às Reitoras. “Sem palavras, é o coroamento do reconhecimento ao trabalho. Dinheiro não vale nada, o que vale é a amizade, o carinho, o respeito, a admiração, vale o tratamento. Eu prezo muito por uma coisa que chamamos de relações humanas”, disse Reudesman ao reforçar que o Museu é um legado que ele está doando a Cajazeiras.
Parceiras – Ele falou das dificuldades encontradas desde o início, e fez menção da colaboração vital para o Museu, oriunda de Ana e de Sheylla.
“É muito difícil esse trabalho, chegar até aqui é muito difícil, é muita porta batida, às vezes na sua cara, às vezes algumas coisas assim, mas eu tenho muita fé em Deus e acredito que tem muitas pessoas com um grande coração que conseguem ver isso aqui com a dimensão que ele o é. Eu sou muito grato a elas – todos os dias eu rezo por elas”, enfatizou Reudesman Lopes.
Resiliência – A professora Sheylla Lacerda parabenizou Reudesman por sua fé e resiliência. “A gente só tem que parabenizar o professor, ele foi guerreiro, ele foi gigante […]. A cidade, que é cultura, hoje ter esse acervo aqui, é realmente emocionante”, destacou.
Legado – A professora Ana Goldfarb destacou que o Museu ficará para gerações futuras e também mencionou a garra de Reudesman.
“Isso aqui vai ficar para as próximas gerações da nossa Cajazeiras, foi uma ideia individual de Reudesman. Então, Reudesman fomentou tudo isso, juntou tudo isso e agora entregou para Cajazeiras um Museu do Futebol de Cajazeiras. Honre e orgulhe-se de uma cidade que tenha um museu, que possa olhar sua história para trás, para não repetir os erros para frente”, pontuou.
“Estou muito feliz, muito orgulhosa, mas mais do que tudo, estou muito agradecida por um presente gigante. Tanto eu como as próximas gerações, estaremos aqui prestigiando um presente deste tamanho”, concluiu Ana.
Investimentos – Carinhosamente, Reudesman chama as reitoras do UNIFSM de “Madrinhas do Museu”. Elas fizeram doações para o sistema de iluminação de 5 salas do imóvel, e estão em andamento com o projeto para climatizar o local.
O prédio funciona em um imóvel na Travessa Francisco Bezerra, no Centro de Cajazeiras, com aluguel pago pela Prefeitura Municipal. O telefone de contato é o (83) 99908-2198.